top of page

Tecnologia PNS e cúrcuma: entenda essa relação

Atualizado: 23 de nov. de 2022


A curcumina é um polifenol derivado dos rizomas de açafrão (Cúrcuma longa Linn.) Apesar dos benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes, ela possui uma meia vida baixa no organismo e baixa biodisponibilidade oral devido à sua solubilidade limitada em água e rápido metabolismo e excreção. Diante disto foi desenvolvida a tecnologia PNS, entenda sua relação com a cúrcuma.


Cúrcuma e a biodisponibilidade


Tal como vimos anteriormente, a curcumina apresenta baixa uma meia vida baixa no organismo. Desse modo, muitos estudos vêm discutindo o seu potencial terapêutico devido principalmente a uma biodisponibilidade relativamente baixa em humanos, mesmo quando administrada em altas doses. Essa baixa biodisponibilidade, é devido principalmente a uma absorção baixa pelo intestino e extenso metabolismo no fígado. Por isso, nos últimos anos, foram desenvolvidas formulações alternativas como nanopartículas, piperina, etc.


Estratégias para aumentar a biodisponibilidade

No entanto, é notável que a maioria das alternativas sugeridas na literatura não tem sido adequada. Embora essas novas estratégias possam desempenhar um papel importante no avanço do uso da curcumina, a maioria dessas tecnologias não são capazes de acomodar alta carga de curcumina/curcuminoide, limitando assim a sua bioatividade. Além disso, a micela, os complexos de microemulsão e lipossomas podem ser degradados no estômago antes de atingirem seus locais alvo, comprometendo assim a biodisponibilidade do ingrediente ativo.


PNS e a cúrcuma


Diante disto, o PNS ‘’Sandwich Polar Non-Polar’’, diferentemente das alternativas criadas, citadas anteriormente, é uma tecnologia patenteada em que a curcumina é inserida na matriz de cúrcuma natural, contribuindo para melhor biodisponibilidade e absorção intestinal. Este método não contém piperina, bio-potenciadores, micelas, complexos de fosfolipídeos, etc. Através dessa tecnologia a curcumina chega a ser 10x mais biodisponível que a curcumina padrão.


Um pouco mais da Tecnologia PNS


A tecnologia PNS pode preservar as propriedades funcionais da cúrcuma, além de melhorar a sua estabilidade e controlar a liberação de compostos bioativos no momento desejado, alvo específico e aumentar a sua disponibilidade. O PNS é uma das técnicas mais promissoras dentre várias técnicas utilizadas para melhorar a dissolução da curcumina que como vimos é pouco solúvel, principalmente porque é econômica e comercialmente atraente para a produção industrial.


Por fim, essa tecnologia foi desenvolvida na obtenção do Cureit™, principalmente a fim de aumentar a facilidade na absorção a nível intestinal, isso porque as moléculas administradas oralmente precisam atravessar a parede intestinal ultrapassando a barreira da membrana celular. Assim, ele foi desenvolvido tendo a curcumina inserida dentro da matriz da cúrcuma a fim de ultrapassar essas barreiras.


Referências bibliográficas

AMALRAJ, Augustine et al. Preparation of a novel bioavailable curcuminoid formulation (Cureit™) using Polar-Nonpolar-Sandwich (PNS) technology and its characterization and applications. Materials Science And Engineering: C, [S.L.], v. 75, p. 359-367, jun. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.msec.2017.02.068.


MA, Ziwei; WANG, Na; HE, Haibing; TANG, Xing. Pharmaceutical strategies of improving oral systemic bioavailability of curcumin for clinical application. Journal Of Controlled Release, [S.L.], v. 316, p. 359-380, dez. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jconrel.2019.10.053.

184 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page