Varicocele: o que é, causas e tratamento



Varicocele é uma anormalidade causada por uma dilatação acima do normal das veias testiculares que drenam o sangue dos testículos. Essa dilatação apresenta graus diferentes e podem estar relacionadas à infertilidade, baixa contagem e morfologia anormal de espermatozoides. A varicocele entre 15% a 20% de todos os homens, e cerca de 40% dos homens que a possuem são inférteis. As varicoceles são mais comuns no testículo esquerdo e isso é resultado de algumas questões anatômicas.


Embora as evidências sugiram que o estresse oxidativo é o fator central associado a varicocele, outros mecanismos provavelmente incluem hipertermia escrotal, refluxo de metabólitos, hipóxia e acúmulo de cádmio.

A infertilidade é a principal preocupação associada a varicocele, que pode estar associada ao acúmulo de sangue no testículo que leva a uma temperatura mais elevada reduzindo então a oxigenação causando danos às células e posteriormente o comprometimento dos espermatozóides nas varicoceles. Pode também ocorrer diminuição na produção da testosterona pelas células de leydig nos testículos.


Tratamento

O tratamento é indicado naqueles casos que apresentam sintomas de dor, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo. Existe tratamento cirúrgico ou procedimento de embolização. Em muitos casos, a correção da varicocele pode melhorar o espermograma e até corrigir a infertilidade. Porém, a infertilidade costuma ser multifatorial, o que faz com que a correção da varicocele em alguns pacientes apenas atenue o problema, sem resolvê-lo por completo.

Para um estudo mais aprofundado sobre o tema, segue algumas sugestões de leitura:


Artigo:

Leslie SW, Sajjad H, Siref LE. Varicocele. 2021 Feb 14. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 28846314.


8 visualizações0 comentário