top of page

Veja como funcionam as fases do ciclo menstrual

Atualizado: 21 de jul. de 2022

O ciclo menstrual feminino é um ciclo mensal, no qual ocorre a produção de gametas. É composto por três fases e influenciado por diversos hormônios, entre eles o GnRH, FSH, LH, estrogênio, progesterona, inibina e AMH do ovário.



Fase Folicular

A primeira etapa do ciclo, conhecida como fase folicular, é a fase que apresenta a maior duração, podendo variar de 10 a 21 dias e tem seu início no primeiro dia de menstruação. Além disso, essa fase tem o estrogênio, produzido pelos folículos, como hormônio dominante nesta etapa. Devido a uma alça de retroalimentação, o estrogênio continua a ser produzido, mesmo com os níveis de FSH e LH reduzidos.

Conforme o estrogênio atinge seu ponto máximo, próximo ao final da fase folicular, ocorre um aumento nos níveis de progesterona e inibina levando, em seguida, a um pico de LH, que será essencial para a fase de ovulação, e também um aumento de FSH porém com menor magnitude.

Ao final da fase folicular, os altos níveis de estrogênio preparam o útero para uma possível gestação e o endométrio cresce a uma espessura de 3 a 4 mm. Neste momento, o ambiente está preparado para a próxima etapa do ciclo menstrual, a ovulação.


Ovulação

Cerca de 16 a 24 horas após o pico de LH, o ovócito é levado para a tuba uterina e está pronto para ser fecundado. Este processo caracteriza a etapa de ovulação, e corresponde à segunda etapa do ciclo menstrual.


Fase Lútea

Ao início da fase lútea, última etapa do ciclo menstrual, ocorre a formação do corpo lúteo, que é responsável pela produção dos altos níveis de progesterona, hormônio predominante desta etapa, além da inibina e do estrogênio. A produção destes hormônios levarão a uma continuidade da gestação.

Entretanto, caso não ocorra a fecundação, o corpo lúteo sofre apoptose, reduzindo então a produção de progesterona e estrogênio, aumentando a secreção de LH e FSH. A camada superficial do endométrio, começa a descascar e dá início a menstruação, que continua por 3 a 7 dias já na fase folicular do próximo ciclo.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais para

saúde da mulher nesse e-book gratuito:



Referências

SILVERTHORN, Dee. Fisiologia Humana. 7. ed. Artmed, 2017.


926 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page