top of page

5 ativos para reduzir os sintomas de TPM

Atualizado: 7 de dez. de 2022

A TPM, Síndrome de Tensão Pré-menstrual, é o período que precede a menstruação e provoca alterações hormonais nas mulheres, podendo causar diversos sintomas físicos e psicológicos, como dores de cabeça, excesso de fome, sonolência, distensão abdominal, irritabilidade, ansiedade, depressão entre vários outros.


Alguns ativos, entretanto, podem ser interessantes para amenizar e controlar alguns dos sintomas causados pela TPM, nos quais vamos falar um pouco sobre eles agora.




Venetron

O Venetron é um ativo derivado de um arbusto conhecido como Apocynum venetum L., que cresce em grande número na China. É um fitoterápico utilizado para o fígado, nervos e também para a inflamação. Devido a alta quantidade de flavonóides presentes, possui efeitos anti-hipertensivo, cardiotônico, hepatoprotetor, antioxidante, hipolipemiante, antidepressivos e anti-ansiedade.


Ele atua diminuindo o biomarcador de estresse agudo, cromogranina A; trabalha de forma sinérgica ao GABA, reduzindo a excitação cerebral; e também, estimula a melhora de humor favorecendo a produção de serotonina. Portanto, seu uso se mostra interessante no controle dos sintomas causados pela TPM, devido ao seu efeito antidepressivo, anti estresse e também seu efeito relaxante.


Sua utilização é segura dentro da dosagem recomendada, entre 25 e 50 mg/dia, e em altas doses pode gerar em algumas pessoas sintomas de náuseas, vômitos e diarréia. É importante se atentar também aos níveis de sódio no sangue, pois apesar de estudos terem resultado em nenhum caso de hiponatremia, devido ao seu mecanismo de ação, é um dos possíveis efeitos adversos do fitoterápico.


Picolinato de Cromo

O cromo é um mineral que possui ação direta na atividade da insulina, da serotonina, e pode também reduzir a ativação dos sinais dopaminérgicos. Todas essas vias estão atreladas ao controle de ingestão alimentar e energética.


Sendo assim, a utilização do picolinato de cromo vem sendo bastante comum para atenuar alguns sintomas da TPM, entre eles principalmente o excesso de fome, a maior busca por alimentos mais palatáveis e também a depressão associada ao comer compulsivo.


Alguns estudos avaliando a eficácia da suplementação deste composto verificaram que seu uso pode ser uma estratégia interessante para atenuação destes sintomas, além de regular os níveis de glicose e controlar o ganho de peso. Podendo se tornar então, um importante aliado do nutricionista nos seus atendimentos, principalmente junto às pacientes que apresentam sintomas mais graves.


Crocus Sativus

O Crocus Sativos L. é um ativo presente no açafrão que apresenta características que podem auxiliar em alguns incômodos, como desconfortos gastrointestinais, cólicas renais, e é capaz também de aliviar tensões e auxiliar no processo digestivo. Além disso, graças à sua associação ao mecanismo da serotonina, possui também efeitos anti depressivos.


Desta forma um estudo randomizado, duplo cego e controlado avaliou os efeitos da intervenção utilizando o Crocus Sativus no controle dos sintomas relacionados a TPM. O trabalho observou que a utilização deste ativo melhora de maneira geral os sintomas, tanto na melhora do humor como aspectos de saciedade e apetite.


Como desfecho, os resultados apresentados por este experimento mostram de forma promissora a utilização desta suplementação para controlar os sintomas da TPM.


Passiflora

A passiflora é um medicamento fitoterápico muito utilizado devido ao seu efeito calmante. Possui capacidade de reduzir os sintomas de depressão e além de reduzir dores de cabeça e cólicas durante a menstruação. Pode ser uma opção, portanto, para reduzir os sintomas causados pela TPM e devem ser utilizados sob prescrição médica.


Valeriana

A valeriana, assim como a passiflora, também é um calmante natural muito utilizado para atenuar sintomas de insônia, ansiedade e agitação. Devida à ação calmante do fitoterápico, pode também ser uma opção durante as fases da TPM, sendo capaz de reduzir sintomas e desconfortos que possam ser apresentados.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais para

saúde da mulher nesse e-book gratuito:





Referências

Xie, W., X. Zhang, T. Wang, J. Hu. 2012. Botany, traditional uses, phytochemistry and pharmacology of Apocynum venetum L. (Luobuma): A review. J Ethnopharmacol (May 7)141(1): 1–8. doi: 0.1016/j. jep.2012.02.003. Epub 2012 Mar 6. Review.


BROWNLEY, Kimberly A.; VON HOLLE, Ann; HAMER, Robert M.; LAVIA, Maria; BULIK, Cynthia M.. A double-blind, randomized pilot trial of chromium picolinate for binge eating disorder: results of the binge eating and chromium (beach) study. Journal Of Psychosomatic Research, [S.L.], v. 75, n. 1, p. 36-42, jul. 2013. Elsevier BV.


AGHA-HOSSEINI, M; KASHANI, L; A ALEYASEEN,; A GHOREISHI,; RAHMANPOUR, H; ZARRINARA, Ar; AKHONDZADEH, S. Crocus sativus L. (saffron) in the treatment of premenstrual syndrome: a double-blind, randomised and placebo-controlled trial. Bjog: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology, [S.L.], v. 115, n. 4, p. 515-519, mar. 2008. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/j.1471-0528.2007.01652.x.



16.760 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page