Tribulus terrestris

Antes de tudo, seja muito bem-vindo ao Blog da Simple Pharma. Hoje, vamos discutir um pouco sobre o que as evidências científicas trazem de mais recente sobre um dos (senão o) fitoterápicos mais aplicados na prática clínica, quando o objetivo é exercício físico e melhora da performance esportiva, o Tribulus terrestris (TT).



O Tribulus é uma planta nativa do sudeste do Mediterrâneo e também presente em climas temperados, como na África, Ásia e Austrália, além de ser muito utilizada na medicina tradicional chinesa e indiana para tratamento de disfunção erétil e aumento da libido.


Aplicabilidade fora do esporte

Antes de entrar de fato no assunto performance esportiva, vamos entender qual seria o mecanismo principal associado ao tema, e quais as demais aplicabilidades do TT. Há estudos tanto em animais de experimentação, como em modelos humanos, nos quais apontam o tribulus com potencial ação no aumento da libido, na disfunção erétil e no aumento da testosterona.


Tribulus e Performance esportiva

No que se refere a melhora da performance esportiva, há uma inconsistência na literatura acerca das pesquisas nas quais avaliaram o TT na melhora da performance esportiva, de modo isolado. Isso se deve principalmente a dificuldade de mensuração por parte da ciência, em qual magnitude de efeito na performance esportiva foi decorrente do fitoterápico, ou decorrente de outros fatores dietéticos ou individuais do atleta.


Contudo, o que se sabe até o momento, é que há um estudo que aponta tal ação ergogênica sendo desempenhada a partir de um aumento nos níveis do hormônio Insulin-like growth factor 1 (IGF-1). Além disso, existe um corpo de evidências científicas mais robusto demonstrando a associação do TT há outros fitoterápicos para a melhora da síntese endógena de testosterona.


Tal benefício na síntese da testosterona decorre de uma linha de pesquisa na qual aponta a sua associação com a Crisina e a Ashwagandha, com potencial de acarretar em uma ação sinérgica que pode levar a melhora da performance esportiva e da recuperação.


Considerações finais

Encerrando por aqui o texto de hoje no Blog de Simple Pharma, apesar de ainda serem necessárias mais pesquisas científicas, existem estudos nos quais apontam o Tribulus terrestris com potencial ação do aumento da libido e da disfunção erétil. Já no que diz respeito à performance esportiva, tal potencial se daria através do aumento da síntese endógena de testosterona e do IGF-1. Além disso, poderia ser mais destacada quando associado a outros fitoterápicos, como a Crisina e a Ashwagandha.


Muito obrigado por ter acompanhado o texto de hoje. Esperamos que tenha te ajudado e nós do time da Simple Pharma, agradecemos imensamente a sua visita! Obrigado por confiar parte do seu estudo a nossa equipe, e conte conosco para quaisquer dúvidas acerca de outros fitoterápicos e demais produtos. Combinado?

Até Logo!


Fonte: Science Play

17 visualizações

Entregamos para todo o Brasil

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 08h às 18h.

 

Endereço
Rua Américo Brasiliense, 1256 Chácara Sto. Antônio - São Paulo - SP

Telefone: 11 5548-0506

  • Instagram

© 2020 Simple Pharma