Olá, seja bem vindo ao blog da Simple Pharma, e o tema que iremos falar hoje será a respeito do consumo de cafeína e como isso pode interferir no rendimento esportivo.
A cafeína é mundialmente famosa devido a sua presença em uma das bebidas mais consumidas mundialmente, o café. De modo sucinto, seu potencial ergogênico tanto obtida via café, como por suplementação, ocorre principalmente devido a sua ação como antagonista dos receptores de adenosina no SNC. Dessa forma, pode reduzir a percepção de esforço e retardar a fadiga do praticante de exercícios aeróbicos, quando consumida na dosagem de 3 - 6 mg/kg, 30 - 60 minutos antes da prática esportiva.
Além disso, pode atuar no emagrecimento a partir do aumento dos níveis de AMP cíclico, resultando na otimização da lipólise através do aumento da atividade da proteína quinase A, na qual quando é ativada, haverá um incremento na atividade e fosforilação de 2 enzimas importantes ao emagrecimento, a lipase hormônio sensível e triacilglicerol lipase, que vão contribuir com a quebra de triacilglicerol.
Esses mecanismos são amplamente evidenciados pela literatura científica. Porém, recentemente, novas pesquisas vem discutindo possíveis novos efeitos da suplementação de cafeína. Como por exemplo a sua administração durante e após o exercício físico, e não apenas como uma estratégia pré-treino. Um estudo recente demosntrou que em exercícios de longa duranção, a suplementação de 200 mg de cafeína melhorou o tempo para completar o sprint final, período tão importante para essa modalidade esportiva. Além disso, outro estudo mostrou que a suplementação de caféina ao fim do exercício físico promove maior ressíntese de glicogênio muscular quando combinado a adequação de carboidratos, e assim, melhorando a recuperação muscular.
Portanto, a cafeína é um dos suplementos considerados nível A de evidência científica em relação a sua efetividade e segurança. Mas seu uso deve ser racional e em momentos específicos ao longo do dia.
Saiba mais sobre ativos para potencializar as adaptações
do exercício físico nesse e-book gratuito:
Comments