top of page

Descubra se o Própolis mais é melhor que o própolis convencional

A própolis é uma substância natural produzida pelas abelhas a partir da resina de árvores, pólen, cera, plantas e saliva das abelhas. Ela serve como proteção das colmeias e para os humanos é muito conhecida por seus diversos benefícios à saúde, devido à sua composição rica em flavonoides, ácidos fenólicos, terpenóides e outros compostos bioativos, a própolis possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e cicatrizantes.


Devido à diferença entre as plantas e as abelhas que produzem a própolis, encontramos diferentes tipos de própolis, elas se diferenciam principalmente pela cor e benefícios, e as mais conhecidas são a marrom, a vermelha e a verde.


Pensando no aproveitamento dos 3 tipos de própolis, surge o Própolis Mais, um produto apícola exclusivo, composto por três tipos de extratos de própolis (vermelha, verde e marrom), oferece uma série de benefícios devido às propriedades únicas de cada tipo de própolis e à sua combinação sinérgica. Aqui estão alguns dos benefícios potenciais deste produto:


- Fortalecimento do sistema imunológico: A tripla associação de extratos de própolis, especialmente com a inclusão da rara própolis vermelha, pode ajudar a fortalecer e melhorar a resistência do sistema imunológico. Isso pode tornar o corpo  capaz de prevenir infecções e recuperar-se mais rapidamente quando exposto a agentes infecciosos e citotóxicos.


- Prevenção e recuperação contra infecções: A ação sinérgica dos extratos de própolis pode ser eficaz na prevenção e recuperação contra uma variedade de infecções. Os polifenóis e flavonoides presentes nesses extratos têm propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a combater bactérias, vírus e fungos.


- Regulação da resposta inflamatória: O produto pode ajudar a regular a liberação de mediadores da resposta inflamatória, reduzindo assim o estresse oxidativo associado à inflamação. Isso pode ser benéfico na prevenção de condições inflamatórias e na redução do risco de complicações relacionadas à inflamação crônica. Com mais detalhes, tem estudos que indicam seu efeito anti-inflamatório pela administração de extrato da própolis verde (1-10 mg/Kg ip e 1-100 mg/Kg vo) e indometacina sobre a resposta inflamatória aguda induzida pela carragenina, representada pela concentração de células no fluido peritoneal. (A) ip e (B) vo. Média ± dpm (n = 6). *p<0,05 em relação ao grupo controle (PAULINO et al., 2006).


- Atividade antioxidante: Os polifenóis e flavonoides presentes nos extratos de própolis têm atividade antioxidante, o que significa que podem ajudar a neutralizar os radicais livres no corpo e reduzir o dano oxidativo às células. Isso pode contribuir para a saúde geral e para a prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo.


- Profilaxia de diferentes tipos de infecções: O produto pode ter uma atividade coadjuvante na profilaxia de diferentes tipos de infecções, ajudando a fortalecer as defesas do corpo contra agentes patogênicos.


Sendo assim, sem dúvidas o Própolis Mais por associar os 3 tipos de própolis, se torna melhor e mais eficiente do que a própolis convencional. O produto é exclusivo e com sua combinação única, oferece uma abordagem abrangente para fortalecer o sistema imunológico, prevenir infecções e promover a saúde geral.


 Referências Bibliográficas e sugestão de leitura:


CABRAL ISR. Composição fenólica, atividade antibacteriana e antioxidante da própolis vermelha brasileira. Quim. Nova. 2009; 32(6): 1523-1527.


CASTALDO S. et al. Propolis, an old remedy used in modern medicine. Fitoterapia. 2002;73(Supplement 1):S1–S6.


PEREIRA DS et al. Histórico e principais usos da própolis apícola. ACSA – Agropecuária Científica no Semi-Árido. 2015; 11(2): 01-21.


PINTO LMA et al. Propriedades, usos e aplicações da própolis. Rev Bras Farmácia. 2015; 8(3): 76-100.


PAULINO et al. Evaluation of the analgesic and anti-infalammtory effects of a brazilian green propolis. Planta Med. 2006; 72: 899-906.

24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page