Lactoferrina e equinácea: suplementos essenciais para o sistema imune

Atualizado: Jul 20

A lactoferrina é uma proteína natural encontrada no leite materno e em diversas secreções como saliva, lágrima, fluidos gastrointestinais, mucosa nasal entre outros. Ela contribui para o combate a infecções e fortalece o sistema imunológico.



A lactoferrina é considerada uma proteína de defesa de primeira linha envolvida na proteção contra uma variedade de infecções microbianas, além disso é importante considerar que a lactoferrina também exibe efeitos diretos sobre patógenos.

A capacidade da lactoferrina de se ligar a grandes quantidades de ferro também contribui para a proteção contra patógenos e seus metabólitos e controlando a liberação de citocinas pró-inflamatórias. Outros efeitos diretos da lactoferrina incluem atividades antivirais, antiparasitárias e antifúngicas.


O uso de ferro pela lactoferrina reduz o estresse oxidativo, alterando assim a magnitude e a produção específica de citocinas. A lactoferrina tem uma ação de modulação no sistema imune adaptativo, promovendo a maturação de precursores de células T em células auxiliares competentes e pela diferenciação de células B imaturas em células apresentadoras de antígenos eficientes.


Echinacea purpurea é uma espécie de planta conhecida pelo seu uso terapêutico. Em sua composição existem compostos fenólicos, flavonóides, polissacarídeos, entre outros.. Dentre essas características, a Echinacea purpurea pode ser destacada pela sua atividade imunomoduladora, que garante o combate de infecções, principalmente do trato respiratório. Além disso, demonstra atividades antifúngica, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.


Assim, sabe-se que a Echinacea purpurea atua modulando o sistema imunológico humano, potencializando os sistemas de defesa, combatendo processos infecciosos, e seu uso também é eficaz na modulação da síntese de citocinas inflamatórias, que gera diminuição dos sintomas causados por patógenos.


Essa atividade imunomoduladora é importante para o combate dos processos infecciosos que acometem o organismo. Assim, opções naturais podem contribuir para a melhora, como ocorre quando a Echinacea purpurea é administrada. Sua ação no combate a vírus e bactérias é efeito da atividade estimulante das células NK.


137 visualizações0 comentário