top of page

N-acetil cisteína (NAC) e melhora do sistema imunológico

Atualizado: 21 de jul. de 2022

O N-acetil cisteína, também conhecido como NAC, atua fluidificando as secreções mucosas e mucopurulentas das vias respiratórias. A NAC, além de favorecer a limpeza mucociliar, possui, devido ao seu potencial antioxidante, propriedades específicas capazes de intervir no sentido preventivo e no sentido estabilizador sobre as etapas do processo patogênico do enfisema.



O NAC é indicado para o tratamento preventivo e curativo de complicações resultantes do resfriado comum e da gripe, tais como rinofaringites, sinusites, otites catarrais etc; traqueítes, traqueobronquites, bronquites agudas, broncopneumonias, pneumonias e outros processos infecciosos do aparelho respiratório; bronquite crônica asmática ou tabágica; prevenção das exacerbações de bronquite crônica; prevenção e tratamento do enfisema.


E o mecanismo de ação do NAC se dá pela sua ação mucolítica, derivado do aminoácido natural cisteína, que exerce mediante ao mecanismo de análise físico-química, atribuível à presença na molécula de um grupo sulfidrílico livre que interage com as ligações-S-S das cadeias mucoprotéicas provocando a cisão destas e determinando diminuição da sua viscosidade. Estudos mostram a boa absorção após a administração oral. Após 5 horas da administração, são detectadas concentrações significativas de N-acetilcisteína no tecido pulmonar.


Saiba mais sobre estratégias nutricionais para melhorar

a imunidade nesse e-book gratuito:


2.966 visualizações0 comentário
bottom of page