top of page

Quais os benefícios do Mio-inositol para SOP?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal prevalente em mulheres em idade fértil, caracterizado por anovulação, ciclos menstruais irregulares, hiperandrogenismo, infertilidade e anormalidades metabólicas. Essa condição é a principal causa de distúrbios menstruais e dificuldades de fertilidade. 


A SOP é caracterizada pela hiperandrogenemia, um excesso de hormônios androgênios, especialmente a testosterona. A produção de andrógenos é aumentada pela ação sinérgica do hormônio luteinizante e insulina. A resistência à insulina resulta em hiperinsulinemia, diminuindo o SHBG e elevando os níveis de testosterona circulante livre. Além disso, as taxas de variação de androstenediona, LH/FSH e LH apresentam anomalias na SOP.


Pensando na fisiopatologia da SOP, o mio-inositol traz inúmeros benefícios para as mulheres com SOP. Sua função principal em nosso organismo é atuar como segundo mensageiro da insulina. Pesquisas indicam que o Mio-inositol aprimora a resistência à insulina, reduzindo os níveis de insulina em repouso e após as refeições, melhorando a captação de glicose e diminuindo o índice HOMA-IR.


O que faz o Mio-inositol?

O Mio-inositol não só aprimora a função ovariana e regulação hormonal, mas também reduz os níveis de andrógenos, como testosterona e androstenediona, diminuindo sintomas indesejados como excesso de pelos e acne. Além disso, corrige a relação LH/FSH, restaura ciclos menstruais normais, melhora a qualidade dos óvulos e aumenta a taxa de ovulação, proporcionando benefícios tanto para a fertilidade quanto para os sintomas associados à SOP.


Assim, a utilização do Mio-inositol torna-se crucial para mulheres com SOP devido aos seus inúmeros benefícios. É importante destacar que a combinação do Mio-inositol com alterações no estilo de vida, como uma dieta anti-inflamatória, exercícios regulares, gestão do estresse, perda de peso, entre outras práticas, é essencial para o tratamento eficaz da SOP, potencializando os efeitos positivos do Mio-inositol.


 Referências Bibliográficas e sugestão de leitura:



Merviel P, James P, Bouée S, Le Guillou M, Rince C, Nachtergaele C, Kerlan V. Impact of myo-inositol treatment in women with polycystic ovary syndrome in assisted reproductive technologies. Reprod Health. 2021 Jan 19;18(1):13. doi: 10.1186/s12978-021-01073-3. PMID: 33468143; PMCID: PMC7816413.

79 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page