top of page

Quais os benefícios do nitrato para a performance esportiva?


Segundo uma busca de estudos nas bases de dados PubMed e MEDLINE, as pesquisas com os termos e combinações: “nitrate supplementation and exercise”, “inorganic nitrate supplementation”, “beetroot juice and exercise”, “beetroot juice and performance”, “beetroot juice and endurance” e “beetroot juice supplementation” estão sendo muito procuradas. E claro que ao menos aqui no Brasil, com foco em prática clínica, de forma a que nós podemos entender como a suplementação através do suco de beterraba, vem crescendo.


Recentemente, estudos têm mostrado uma alta evidência dos benefícios atrelados ao nitrato e a performance esportiva, principalmente pois aumenta a disponibilidade de óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico é uma molécula sinalizadora, atrelada a diversos processos fisiológicos e obtida através da L-arginina ou de forma exógena, pela dieta, vinda dos vegetais verdes-escuros, beterraba, rabanete, entre outros.


Demonstrando a eficiência do nitrato, os artigos recentemente publicados mostraram a eficácia do mesmo, quando vindo de alimentos da dieta ou encapsulado, proporcionando maior resultado no aumento de força e potência muscular. Além disso, o consumo de alimentos com riqueza em nitrato pode atuar como possibilitador em melhorar a capacidade aeróbica durante a performance esportiva, principalmente em indivíduos de nível moderado de resistência.


Também, o consumo a partir de ativos como o Trubeet®, pode potencializar ainda mais o seus efeitos, como vamos abordar nos próximos posts. O Trubeet® proporciona um aumento na produção de NO, de forma a aumentar a entrega de oxigênio e nutrientes aos músculos ativos, melhorando assim a tolerância ao exercício físico e os mecanismos de recuperação.


Então, sabendo disso, que tal introduzirmos esse potente composto em nossa rotina alimentar e esportiva?


Referências bibliográficas

Besco, R., Sureda, A., Tur, J.A. et al. O efeito de suplementos relacionados ao óxido nítrico no desempenho humano. Sports Med 42, 99–117 (2012). https://doi.org/10.2165/11596860-000000000-00000 Acesso em: 14 fev. 2022.


TANG, Y.; JIANG, H.; NATHAN, S. Nitrite and nitrate: cardiovascular risk–benefit and metabolic effect. CurrentOpinion in Lipidology, [S. l.], p. 11-15, 1 fev. 2011. Disponível em: https://journals.lww.com/co-lipidology/Abstract/2011/02000/Nitrite_and_nitrate__cardiovascular_risk_benefit.4.aspx. Acesso em: 14 fev. 2022.


DOMÍNGUEZ, R. et al. Effects of beetroot juice supplementation on intermittent high-intensity exercise efforts. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 5 jan. 2020. Disponível em: https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-017-0204-9#citeas. Acesso em: 14 fev. 2022.

279 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page