Vitaminas antioxidantes e sistema imunológico (Vitamina A, C e E)

Atualizado: Jul 20

A vitamina C está envolvida em muitas partes do sistema imunológico. Primeiro, a vitamina C ajuda a estimular a produção de células brancas, conhecidas como linfócitos e fagócitos, que ajudam a proteger o corpo contra infecções. Ainda, a vitamina C ajuda essas células do sistema imunológico a funcionarem com mais eficácia, ao mesmo tempo que as protege de impactos negativos que podem ser causados ​​por moléculas potencialmente prejudiciais, como os radicais livres. E a vitamina C é uma parte essencial do sistema de defesa da pele, já que é transportada ativamente para a pele, onde pode atuar como um antioxidante e ajudar a fortalecer as barreiras da pele.



A vitamina E, é um potente antioxidante lipossolúvel e é um dos nutrientes mais eficazes conhecidos por modular a função imunológica. A vitamina E modula a função das células T impactando diretamente a integridade da membrana das células T, a divisão celular, e também indiretamente já que afeta os mediadores inflamatórios gerados por outras células do sistema imunológico. A modulação da função imune pela vitamina E tem relevância clínica, pois afeta a suscetibilidade do hospedeiro a doenças infecciosas, como infecções respiratórias, além de doenças alérgicas, como a asma.


A vitamina A é conhecida como uma vitamina anti-inflamatória devido ao seu papel crítico no aumento da função imunológica. A vitamina A está envolvida no desenvolvimento do sistema imunológico e desempenha papéis reguladores nas respostas imunológicas celulares e nos processos imunológicos humorais. Além disso, a vitamina A tem demonstrado efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo