top of page

De onde vem a ação do Morosil® no emagrecimento?


Uma breve apresentação: o que é o Morosil®?


Morosil® é um ativo obtido a partir do suco das laranjas vermelhas moro (Citrus Aurantium Dulcis (Citrus Sinensis (L) Osbeck), cultivadas no mediterrâneo exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália). A cor avermelhada se deve à presença elevada de antocianinas, um potencial antioxidante que, neste ativo, atua em sinergia com os demais compostos presentes: ácido ascórbico, sinefrina, hesperidina e ácido ferúlico.


Quais são os efeitos atribuídos ao uso desse ativo?


A prescrição do extrato da laranja moro é muito comum na prática clínica devido aos seus efeitos no controle do peso e na diminuição do acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Outros efeitos observados com seu uso contínuo são: melhora da sensibilidade à insulina, redução dos triglicerídeos, do colesterol total e do acúmulo de gordura no fígado.


E quais são os mecanismos de ação por trás da sua eficácia?


O principal mecanismo de ação por trás dos resultados do Morosil® diz respeito à redução significativa no tamanho dos adipócitos, devido à diminuição do teor de ácidos graxos em seu interior. Isso acontece pois os compostos bioativos presentes são capazes de inibir a expressão do PPARγ e aumentar a do PPARα (envolvido no aumento da oxidação de gordura).


Esse efeito acaba proporcionando a modulação de vários genes envolvidos no metabolismo de lipídios. Com isso, acontece um maior controle da expressão da proteína transportadora de ácidos graxos, reduzindo a incorporação de lipídios às células. Concomitantemente, há um aumento da lipólise e uma diminuição da inflamação e estresse oxidativo nas células adiposas.


Outro efeito importante proporcionado pela inclusão deste ativo na rotina é o aumento da sensibilidade à insulina, proporcionado pela maior secreção de adiponectina pelos adipócitos que ficam com baixo conteúdo lipídico. Isso representa um aumento da eficiência metabólica, refletindo inclusive, na melhora de quadros de acúmulo de gordura no fígado, comuns no contexto do excesso de peso. Além disso, a sua significativa ação antioxidante proporciona redução do estresse oxidativo que dificulta o processo de emagrecimento.


A presença de uma antocianina específica, a antocianina C3G, confere ao Morosil® uma atuação importante para a melhora do lipidograma: redução dos triglicerídeos e do colesterol total pela diminuição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese endógena do colesterol.


Graças a esses mecanismos de ação, aliado à estratégias dietéticas e de estilo de vida, que são a base para o emagrecimento saudável, o uso do Morosil® pode ser uma importante estratégia para potencializar os resultados de perda de peso.


Referências bibliográficas

Lâmina do fabricante do ativo


Tomasello, B., Malfa, G. A., La Mantia, A., Miceli, N., Sferrazzo, G., Taviano, M. F., … Acquaviva, R. (2019). Anti-adipogenic and anti-oxidant effects of a standardised extract of Moro blood oranges (Citrus sinensis (L.) Osbeck) during adipocyte differentiation of 3T3-L1 preadipocytes. Natural Product Research, 1–8. doi:10.1080/14786419.2019.1660337


Cardile, V., Graziano, A. C. E., & Venditti, A. (2015). Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis(L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Natural Product Research, 29(23), 2256–2260. doi:10.1080/14786419.2014.1000897

397 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page