top of page

Morosil® e emagrecimento


Você já conhece o Morosil®?


Este ativo é obtido a partir do suco das laranjas vermelhas moro (Citrus Aurantium Dulcis (Citrus Sinensis (L) Osbeck), cultivadas no mediterrâneo, exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália). A cor avermelhada se deve à presença elevada de antocianinas, um potente antioxidante. Neste ativo, a presença da antocianina específica C3G atua em sinergia com os flavonoides, a vitamina C e os ácidos hidroxicinâmicos (hesperidina, ácido ferúlico e sinefrina) presentes.


A principal indicação para prescrição do extrato da laranja moro na prática clínica e o motivo pelo qual seu uso é muito comum e indicado, deve-se aos seus efeitos no controle do peso e diminuição do acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.


Quais os 3 principais motivos que justificam a eficácia do Morosil® no processo de emagrecimento?


A combinação dos compostos presentes neste ativo proporciona diminuição do acúmulo de lipídeos nas células adiposas, devido ao controle de genes envolvidos na captação de ácidos graxos para essas células. Um exemplo é a inibição da expressão do Receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama (PPARγ), que modula vários genes envolvidos no metabolismo de lipídios, fazendo com que menos ácidos graxos sejam incorporados às células do tecido adiposo.


O segundo motivo por trás da eficácia do Morosil® está diretamente associado a essa diminuição do tamanho das células adiposas. Quando apresentam uma menor dimensão, devido ao menor conteúdo de lipídios, os adipócitos tendem a adquirir uma características menos pró inflamatória. Um parâmetro que demonstra essa natureza mais favorável metabolicamente é maior secreção de adiponectina. Nesse cenário, acontece um favorecimento de maior sensibilidade à resposta da insulina.


Quanto mais sensível à sinalização da insulina está o organismo, menor é necessária a produção e secreção desse hormônio. Dessa forma, o estímulo anabólico sobre o tecido adiposo é reduzido, e o processo de emagrecimento fica facilitado.


E para fechar a tríade de motivos que justificam a utilização do Morosil® para melhorar a perda de peso do seu paciente está a sua significativa ação antioxidante. Esse efeito é capaz de reduzir o estresse oxidativo e a inflamação em células do tecido adiposo e do fígado, proporcionando maior eficiência metabólica, além de ser capaz de atuar na prevenção e no manejo da esteatose hepática.


O mais interessante é que muito além da diminuição das medidas, as atuações desse ativo proporcionam um ambiente metabólico mais saudável, trazendo mais saúde e qualidade de vida para o seu paciente.


Referências bibliográficas

Lâmina do fabricante do ativo


Tomasello, B., Malfa, G. A., La Mantia, A., Miceli, N., Sferrazzo, G., Taviano, M. F., … Acquaviva, R. (2019). Anti-adipogenic and anti-oxidant effects of a standardised extract of Moro blood oranges (Citrus sinensis (L.) Osbeck) during adipocyte differentiation of 3T3-L1 preadipocytes. Natural Product Research, 1–8. doi:10.1080/14786419.2019.1660337


Cardile, V., Graziano, A. C. E., & Venditti, A. (2015). Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis(L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Natural Product Research, 29(23), 2256–2260. doi:10.1080/14786419.2014.1000897

55 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page