top of page

Cindura na hipertrofia e emagrecimento: Como prescrever?


Conhecendo melhor o ativo: CINDURA


O Cindura é um ativo obtido da união da Garcinia mangostana e Cinnamomum tamala. Estudos realizados para identificar os mecanismos de ação e a eficácia da sinergia desses extratos observaram resultados importantes:

  • Ativação da maquinaria relacionada à síntese proteica, devido ao efeito de aumento da fosforilação da cascata de sinalização da via mTOR.

  • Aumento da síntese de óxido nítrico, através da ativação da via óxido nítrico sintetase endotelial (eNOS);

  • Atividades anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e antilipogênica;

  • Aumento da biogênese mitocondrial.


Tais mecanismos são capazes de dar um suporte fundamental aos processos de hipertrofia e emagrecimento. Uma maior ativação da via mTOR aumenta a síntese proteica muscular, fundamental para que aconteça um balanço proteico positivo capaz de permitir a hipertrofia.


Já o aumento dos níveis de óxido nítrico, refletem em mais vasodilatação, garantindo melhor entrega de nutrientes para as células. Mais abastecidas, as células são capazes de melhorar a produção energética, tem mais substrato para o processo de construção muscular, e para a realização das funções de mobilização e queima de gordura.


A ação anti inflamatória auxilia na redução do estresse oxidativo, função que é potencializada pelo poder antioxidante. Reduzir os danos causados pelo estresse oxidativo melhoram toda a cascata da bioenergética celular, devido à proteção mitocondrial. Assim, há maior eficiência metabólica, garantindo um funcionamento mais adequado, necessário à perda de peso ou ganho de músculos.


Em um estudo realizado em indivíduos já treinados (que costumam sofrer uma atenuação das respostas de hipertrofia com o passar do tempo), o uso de 800mg diários da combinação dos ativos que formam o Cindura, por 42 dias, resultou em aumento da força muscular e do tamanho dos músculos. Dessa forma, houve um acréscimo na massa magra total, representando uma melhora na composição corporal. E é válido ressaltar que o aumento de massa muscular causa elevação do gasto energético corporal, assim como melhora o ambiente metabólico, favorecendo o emagrecimento.


Como prescrever na prática clínica?


Para observação dos efeitos benéficos da suplementação deste ativo, a dosagem ideal diária é de 800mg/dia. Pensando em otimizar os efeitos recomenda-se que a ingestão seja feita, preferencialmente em jejum, antes do café da manhã.


Dependendo do objetivo específico pelo qual seu paciente busca o acompanhamento, é preciso estabelecer as bases dietéticas adequadas para alcançá-lo. Depois disso, a utilização de ativos como o Cindura representa uma estratégia adicional capaz de potencializar os efeitos promovidos pela dieta, aumentando a adesão e satisfação com os resultados.


Referências bibliográficas

Lâmina do fabricante


Konda MR, Alluri KV, Janardhanan PK, Trimurtulu G, Sengupta K. Combined extracts of Garcinia mangostana fruit rind and Cinnamomum tamala leaf supplementation enhances muscle strength and endurance in resistance trained males. J Int Soc Sports Nutr. 2018 Oct 22;15(1):50. doi: 10.1186/s12970-018-0257-4.


Wang, X., & Proud, C. G. (2006). The mTOR Pathway in the Control of Protein Synthesis. Physiology, 21(5), 362–369. doi:10.1152/physiol.00024.2006

333 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page